A origem de Monforte perde-se no tempo. No Monte Barata, foi encontrado um machado de latão com um anel lateral que parece ser da idade do bronze. (1900 – 1300 A.C). O seu povoamento deve – se à Ordem de Cristo da qual era Granja. D. Manuel I concedeu – lhe foral em 1512. O foral de D. João III indicou aos seus habitantes, entre os quais muitos castelhanos que ajudaram a povoar o lugar, as respectivas obrigações em relação à Coroa e à Ordem. D. Manuel I concedeu-lhe novo foral em 1553. Em 1708 tinha 346 vizinhos. Freguesia de forte pendor comunitário (Monte do Chaparral) possui hoje, as infra-estruturas básicas fundamentais para o seu, tão desejado desenvolvimento.
Toponímia: Monte + forte (aglutinação). Referência a um antigo castro cujas ruínas se descobrem ainda hoje num alto, próximo da aldeia.
Festas e Romarias: Senhora da Ajuda (15 de Agosto)
Feiras anuais: 10 Agosto
Património Cultural: Igreja da Nossa Senhora da Ajuda, datada do séc. XVI: Altar-mor e laterais de talha dourada, Cristo Crucificado – séc. XIV (estilo gótico), portados manuelinos, fonte de várias bicas.
Artesanato: Rendas e Bordados
Gastronomia: Sopa de Grão ( Casamentos ), Cabrito no Forno, Ensopado de Cabrito, Enchido.
Doçaria: Broas de Mel, Bicas, Filhós Fritas.